Calculo de idade gestacional

Calculo de idade gestacional

O cálculo de idade gestacional é um cálculo feito para saber o número de semanas e dias que passaram desde o início da gravidez.

Esse valor permite saber em que fase de desenvolvimento está o bebê, mas também serve para calcular a data provável do parto que, por norma, acontece 40 semanas após o início da gravidez.

Este artigo ensina como fazer o cálculo gestacional. Leia até ao fim!

Calculo de idade gestacional

Calculo de idade gestacional
Calculo de idade gestacional

A idade gestacional é calculada a partir da data da última menstruação. Para saber em que semana de gravidez se está, basta contar em um calendário quantas semanas existem entre a última menstruação e a semana atual.

De acordo com a idade gestacional é possível também saber em que trimestre da gestação a mulher se encontra:

  • Primeiro trimestre:corresponde ao período até o terceiro mês e até a metade da semana 13;
  • Segundo trimestre:corresponde ao período até o sexto mês e vai desde a metade da semana 13 até a semana 27;
  • Terceiro trimestre:corresponde ao período até o nono mês e vai desde a semana 28 até a semana 42.
    Dessa forma, saber a idade gestacional é interessante para saber como está o desenvolvimento do bebê e se já ouve desenvolvimento da visão e audição, por exemplo.

Roda de gravidez clássica

Uma roda de gravidez clássica nos permite saber informações sobre:

  • As semanas de gravidez
  • Calcule suadatade vencimento
  • O peso médio do bebê de acordo com o momento da sua gravidez
  • O tamanho médio do bebê de acordo com as semanas de gestação
  • o diâmetro biparietal (BOP)do bebê (medição do crânio do feto)

Estimativas da idade gestacionalpodem basear-se em

  • Data da concepção

  • Primeiro dia do último período menstrual e duração do ciclo

  • Ultrassonografia fetal

  • Parâmetros físicos após o nascimento (p. ex., usando a classificação de Ballard)

Adata provável do parto(DPP) é a data de nascimento esperada. Pode-se calcular a DPP como

  • A data da concepção + 266 dias

  • A data da última menstruação (DUM) + 280 dias (40 semanas) para mulheres com ciclos menstruais regulares de 28 dias

  • O DUM + 280 dias + (duração do ciclo – 28 dias) para mulheres com ciclos menstruais regulares com duração de 28 dias

Quando os sangramentos menstruais são regulares e registrados de maneira contemporânea, a história menstrual é relativamente confiável.

Medições ultrassonográficasdo feto no 1º trimestre fornecem a estimativa mais precisa da idade gestacional quando não há outras informações.

Quando se desconhece data da concepção e os ciclos menstruais são irregulares, não confiáveis ou não há informações disponíveis, ultrassonografia pode ser a única fonte da data provável do parto.

Nos casos em que a data provável do parto é calculada com base em dados do ciclo menstrual [ver Methods for Estimating Due Date do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG)], ele recomenda utilizar a data ultrassonográfica se ela diferir da data calculada por

  • > 5 dias: até 8 6/7 semanas da idade gestacional

  • > 7 dias: por 9 a 13 6/7 semanas da idade gestacional

Como as estimativas ultrassonográficas são menos precisas no final da gestação, raramente deve-se usar os resultados ultrassonográficos nos 2º e 3º trimestres para revisar aqueles feitos durante o 1º trimestre.

Achados no exame físico do recém-nascidotambém permitem que os médicos estimem a idade gestacional usando o novo classificação de Ballard.

O classificação de Ballard baseia-se na maturidade física e neuromuscular do neonato e pode ser utilizado até 4 dias após o nascimento (na prática, a classificação de Ballard é normalmente utilizada nas primeiras 24 horas).

Os componentes neuromusculares são mais consistentes ao longo do tempo porque os componentes físicos amadurecem rapidamente após o nascimento.

Entretanto, os componentes neuromusculares podem ser afetados por doenças e fármacos (p. ex., sulfato de magnésio administrado durante o parto).

Como a classificação de Ballard só é precisa em mais ou menos 2 semanas, deve-se usá-lo para atribuir a idade gestacional apenas quando não há informações obstétricas confiáveis sobre a DPP ou há uma grande discrepância entre a idade gestacional definida de maneira obstétrica e os achados no exame físico.

Data do parto de acordo com o ultrassom

Os ultrassons (ou ultrassons) são completamente indolores e seguros porque utilizam ondas sonoras de alta frequência para obter uma imagem do interior do nosso corpo e avaliar o desenvolvimento fetal e o progresso da gravidez.

Os batimentos cardíacos do seu bebê não podem ser ouvidos em um ultra-som até 10 a 12 semanas, e é uma das maneiras pelas quais seu médico pode avaliar há quanto tempo você está grávida.

A primeira ultrassonografia, entre seis e dez semanas de gravidez, é considerada o método mais confiável para prever a data do parto.

Ultrassons feitos mais tarde na gravidez são menos confiáveis ​​e, portanto, sua data de vencimento não deve ser alterada se for determinada durante o primeiro trimestre.

Se a data prevista do parto calculada durante o ultrassom inicial for diferente daquela calculada com base na DUM, o médico considerará a data fornecida durante o ultrassom como mais confiável.

A regra dos oitos

Independentemente do método que você usa para determinar sua data de vencimento no início da gravidez, a confusão surge mais tarde na gravidez, quando aparecem diferenças entre as datas de parto da DUM e do ultrassom.

Para determinar uma data de vencimento definitiva, aplica-se a regra dos oitos.

Primeiro, você precisa saber a diferença em dias entre as duas datas de vencimento esperadas. Essa diferença é então comparada com a margem de erro, que é calculada de acordo com a regra dos oitos.

A regra dos oitos é baseada em uma margem de erro bastante consistente de 8% que ocorre em qualquer idade gestacional e pode ser aplicada usando a seguinte equação simples:

Idade gestacional (IG) x 0,08 (8%) = Margem de erro

Se a margem de erro for maior que a diferença de dias entre as duas datas de vencimento, use a data LMP como a data de vencimento final.

Se a margem de erro for menor que a diferença, use a data do ultrassom como a data de vencimento final.

A Sociedade Americana de Obstetras e Ginecologistas recomenda alterar o FPP se a ultrassonografia do primeiro trimestre diferir em mais de 7 dias da data da DUM, ou em mais de 10 dias entre 12 e 20 semanas de gravidez.

Dicas de mestre:

  • Apesar do cálculo da idade gestacional levar em consideração a data da última menstruação, é possível também saber por meio de exames laboratoriais e de imagem.

Assim, quando a mulher não sabe qual foi o último dia que menstruou, o ginecologista pode recomendar a realização do exame de beta HCG, em que é verificada a concentração desse hormônio no sangue, que varia à medida que a gravidez se desenvolve

Conclusão

Além da concentração de beta HCG no sangue e da realização de ultrassom para verificar o padrão de crescimento do bebê, a data provável do parto pode ser verificada através de um cálculo que leva em consideração a data da última menstruação.

Assim, para saber a possível data do parto, é indicado contar 7 dias depois da menstruação e 9 meses depois do mês da última menstruação.

Ou seja, se a última menstruação tiver acontecido em 14 de janeiro, a data provável do nascimento do bebê entre 20 e 21 de outubro.

No entanto, esse cálculo considera que o nascimento do bebê vai acontecer na semana 40, porém o bebê já encontra-se pronto a partir da semana 37, podendo nascer até a semana 42.