Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Com quantos meses bebe engatinha? Essa é uma pergunta comum entre os pais de primeira viagem, e neste guia completo, vamos explorar essa etapa emocionante do crescimento do seu filho. Vamos mergulhar em todos os detalhes, desde os sinais de que seu bebê está pronto para engatinhar até dicas para incentivar esse importante marco.
Muitos bebês aprendem a engatinhar em algum momento entre os 7 e 10 meses. No entanto, como cada bebê é único, seu pequeno pode começar a se movimentar mais cedo ou mais tarde do que outros. Alguns bebês até pulam completamente a fase de engatinhar.
Lembre-se de que todos os bebês crescem e se desenvolvem em seu próprio ritmo. Tente não comparar seu bebê com outros. Se você está se perguntando se seu bebê está no caminho certo, consulte seu médico.
Antes que seu bebê comece a engatinhar, ele precisará desenvolver um conjunto complexo de habilidades, todas as quais ajudarão a fortalecer os músculos dele em preparação para o engatinhar.
Aqui estão algumas coisas que você pode notar seu bebê fazendo enquanto se prepara para começar a engatinhar:
Neste ponto do desenvolvimento do seu bebê, o engatinhar pode não estar muito distante, então certifique-se de ficar de olho nele. Não o deixe sem supervisão, a menos que ele esteja em um lugar seguro, como o berço.
Você pode se surpreender ao saber que não há apenas uma maneira de engatinhar – mas muitas! Aqui estão alguns dos estilos de engatinhar mais comuns que seu bebê pode adotar:
Seu bebê pode usar qualquer um desses estilos ou até inventar o próprio, então não se preocupe se o jeito como ele engatinha não se parecer com nenhum dos mencionados acima.
Os bebês estão ansiosos para se mover e explorar, e essencialmente se ensinam a chegar onde querem ir. Para encorajar seu bebê a começar a engatinhar, experimente estas ideias:
O objetivo desses exercícios é fazer com que seu bebê fique empolgado em aprender a engatinhar e veja isso como uma nova aventura. Se você sentir que ela está começando a perder o interesse ou está ficando frustrada, é hora de parar e fazer algo diferente.
Sempre supervisione seu bebê quando ela estiver brincando no chão e quando estiver de bruços.
Assim como todo bebê é único, seu pequeno está se desenvolvendo em seu próprio ritmo e em sua própria linha do tempo. Tente não pensar em termos de “meu bebê deveria ter começado a engatinhar agora”.
Além disso, lembre-se de que seu bebê pode não engatinhar exatamente como você espera. Em vez disso, ele pode usar outro método para se locomover, como engatinhar sentado ou engatinhar de barriga. Ou ele pode pular a fase de engatinhar completamente.
Normalmente, não há motivo para preocupação, desde que seu bebê esteja aprendendo a coordenar os braços e as pernas. Seu objetivo final é aprender a andar, então tente não se concentrar em como ele está engatinhando no momento.
Claro, se você sentir que seu bebê não está se movendo corretamente, não consegue coordenar cada lado do corpo ou não está usando cada braço e perna igualmente, converse com seu médico. E entre em contato com seu médico sempre que tiver dúvidas ou preocupações sobre o desenvolvimento do seu bebê em geral.
O engatinhar permite que seu bebê veja e explore seu mundo de uma maneira nova e diferente, e ele adorará sua liberdade e mobilidade expandidas. Com o tempo, ele estará pronto para mais e desejará se juntar a todos os outros que estão andando. Aproveite este momento especial. Engatinhar é uma nova aventura para seu bebê, e de sua própria maneira, o fato de seu bebê se mover independentemente é uma nova aventura para você como pai também.
O momento em que seu bebê começa a engatinhar é um marco emocionante em sua jornada de desenvolvimento. Lembre-se de que cada bebê é único, e o desenvolvimento ocorre em seu próprio ritmo. Esteja lá para apoiar, encorajar e criar um ambiente seguro para o seu pequeno explorador. Aproveite cada momento desta emocionante fase d
Os sinais incluem fortalecimento dos músculos, rolar, inquietação, apoio nas pernas e interesse em alcançar objetos.
Não necessariamente. O desenvolvimento varia de bebê para bebê. Se você estiver preocupado, consulte o pediatra para avaliação.
Remova objetos perigosos do chão, cubra as tomadas elétricas e coloque protetores de canto nos móveis.
Andadores não são recomendados, pois podem atrasar o desenvolvimento motor do bebê e representar riscos de segurança.
Isso pode variar, mas geralmente os bebês começam a dar os primeiros passos entre 9 e 15 meses.
Celebre e encoraje seu bebê com elogios e sorrisos. É um marco emocionante para ambos!o crescimento do seu bebê.