Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Você tomou a pílula do dia a seguinte e agora se pergunta como saber se a pílula do dia seguinte fez efeito? Vou dizer tudo aqui.
As pílulas do dia seguinte costumam ser um método prático para quem não está tomando pílulas anticoncepcionais, quando o preservativo rompeu ou para quando um casal se deixou levar pelo calor do momento, mas não está pronto para ter filhos.
Porem há aquela dúvida, sobre como saber quando ela realmente fez efeito. Bom é uma dúvida comum. Irei a ajudar a saná-la, então continue a acompanhar o artigo.
A única maneira de saber se a pílula do dia seguinte fez efeito é esperando a próxima menstruação chegar.
Isso pode não ser o que você queria ouvir, mas é importante não entrar em pânico. Quando tomado dentro de 24 horas após o sexo desprotegido, a pílula do dia seguinte é 99% eficaz.
No entanto, para ter a certeza é necessário conhecer o seu ciclo menstrual. O seu ciclo é mais do que apenas o seu período e entendê-lo pode ajudá-la a identificar os sinais de quando o seu período está previsto e pode facilitar saber quando está atrasado.
Mas é importante saber que a pílula do dia seguinte às vezes pode atrasar a sua menstruação em até sete dias. Este é um efeito colateral comum e geralmente não é motivo de preocupação.
Se a menstruação estiver atrasada por mais de sete dias, você deve fazer um teste de gravidez.
A pílula do dia seguinte funciona atrasando a ovulação, o que significa que nenhum óvulo será liberado e qualquer esperma remanescente não terá nada para fertilizar.
O esperma pode sobreviver no sistema reprodutor feminino por até cinco dias, portanto, mesmo que você não pense que está prestes a ovular, ainda poderá engravidar se ovular até cinco dias após o sexo desprotegido.
É aí onde entra a pílula do dia seguinte, ela prende o óvulo durante esse período. Em termos simples, o seu funcionamento visa impedir que o espermatozoide e o óvulo se encontrem para que ocorra a fecundação.
Um ensaio clínico descobriu que há apenas uma chance de 9 em 1000 de você engravidar se tomar a pílula do dia seguinte dentro de 24 horas após o sexo desprotegido. (Fonte: adyn.com)
Por conta de sua enorme carga hormonal, a pílula do dia seguinte pode causar diferentes efeitos colaterais na mulher, sendo eles:
Se a mulher vomitar até três horas após ingerir a pílula, é indicado que ela tome outra imediatamente, para garantir que o medicamento não foi expelido. Isso vale apenas para este quadro específico.
A única maneira de saber se a pílula do dia seguinte fez efeito, é conhecendo o seu ciclo menstrual. Mas não há razão de alarme, as pílulas são eficientes 99% das vezes.
Se o resultado do teste for positivo, é importante que você vá e fale com o seu médico de família. Eles poderão discutir as suas opções com você e ajudá-lo a decidir o que é melhor para você.
Você pode ter sangramento, após tomar a pílula do dia seguinte. Mas não trata-se de uma condição deste medicamento.
Trata-se de um efeito colateral que ocorre com algumas pessoas, ou você esta na época próxima menstruação. Este sangramento não significa necessariamente que você não está grávida.
O uso da pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação em até uma semana. Se você não menstruar dentro de três a quatro semanas após tomar a pílula do dia seguinte, faça um teste de gravidez.