Como saber se o cachorro esta morrendo

Como saber se o cachorro esta morrendo

Assim como os humanos, os cachorros apresentam alguns sinais quando estão a beira da morte, como saber se o cachorro está morrendo?

Esse tipo de questões constitui uma preocupação para os criadores dessas animais, conhecer os sinais pode ajudar em situações de perigo.

Os cães são animais que evitam demonstrar fragilidade, seja por dor ou doenças, isso porque não querem parecer vulneráveis a seus predadores.

Como saber se o cachorro esta morrendo

Como saber se o cachorro esta morrendo
Como saber se o cachorro esta morrendo

Para saber se o cachorro está morrendo ele deve apresentar estes sinais: perda de apetite, desmotivação, incontinência, irritabilidade, perda de peso, fica isolado, problemas respiratórios, vômitos, convulsões.

É importante que você perceba que estes sinais podem aparecer de forma aleatória, dependendo da patologia que o cão esteja enfrentando, e que na grande maioria eles não acontecem todos, mais a existência de alguns já deve ser um sinal de alerta.

Cuidar da saúde do seu animal de estimação é fundamental, ter rotinas de cuidados e visitas ao veterinário podem evitar que doenças evoluam até levar a morte do seu cão.

Perda de apetite

A patologia que seu cão está enfrentando pode afetar o sistema digestivo do seu cachorro e fazer com que ele não aceite comida e nem água. Independentemente do tipo de comida que lhe for oferecido, ele irá rejeitar.

Tente manter o cachorro hidratado mesmo que ele não aceite beber água, com ajuda de um beberão ou de uma seringa, vá inserindo gotas de água para manter seu animal hidratado, e tente dar alimentos mais macios, como papas e alimentos leves.

Desmotivação

Por mais que seja um cachorro de uma raça bastante agitada e energética, quando um cão está à beira da morte e tem tendencia a ficar mais tranquilo e quieto, com um semblante bastante triste e desmotivado.

Incontinência

Será visível a perda de urina e fezes no local onde estará alojado seu cachorro, ele não vai conseguir segurar as necessidades e nem se quer levantar se para fazer em um local apropriado.

A incontinência não é em si um sinal clínico de que um cachorro está prestes a morrer. De qualquer forma, se aparecer repentinamente com algum dos sintomas já mencionados, pode indicar que o cachorro não tem muito tempo de vida.

Irritabilidade

Seu cachorro poderá apresentar crises de raiva e muitas das vezes sem nenhum motivo aparente, ele pode irritar-se, caso alguém aproxime se para ajudar.

Esse comportamento geralmente deve se a confusão que lhe esta a passar na mente, pois os cães não consegue perceber o que se passa.

Perda de peso

A perda de peso deve se a falta de apetite, a medida que o cachorro vai ficando sem alimentar se devidamente como consequência irá perder peso e sentir se fragilizado devido à desidratação.

Se esta situação não mudar em poucos dias os órgãos deste cachorro vão começar a falhar e ele pode começar a perder alguns sentidos.

Fica isolado

Quando um cachorro sente algum tipo de dor ou desconforto, ele tenta ao máximo se distanciar das pessoas e dos outros animais.

É um instinto desta especie, pois eles não gostam de mostrar fragilidade, e nem sequer querem ser vistos mal.

Problemas respiratórios

O sistema respiratório do cachorro depende da condição de saúde do animal, portanto se o cachorro não está respirando normalmente significa que ele não está bem, aconselho que procure imediatamente a assistência de um profissional.

Vômitos

É bem provável que ele vomite biles ou alimentos que irá tentar ingerir, algumas doenças causam sintomas como náuseas e vômitos nos cachorros e isso não só influência no apetite do animal, mas também contribui para a perda de peso.

Convulsões

Em casos de algum envenenamento, consumo de alguma droga ou outras substâncias que alteram o funcionamento cerebral do animal podem gerar convulsões no cachorro, e geralmente termina em morte.

Dica de mestre

Primeira dica: os cães prosperam e se sentem confortáveis ​​com uma rotina estável; por isso, é importante que você continue com sua rotina diária o máximo possível. Isso aliviará o estresse do seu cão.

Segunda dica: ao se aperceber destes sinais antes de tentar qualquer medicação ou tratamento caseiro, busque ajuda de um veterinário ou de alguém que entenda sobre saúde dos cachorros.

Terceira dica: se você não puder ficar perto de seu cachorro por qualquer motivo, peça a um membro da família ou amigo que conheça seu cachorro para passar algum tempo com ele.

Conclusão

Seja por motivos de doença ou algum acidente, se você desconfiar que o seu cachorro não está passando por bons momentos, evite deixar ele sozinho e ofereça o apoio que ele precisa para conseguir recuperar se.

Caso não esteja funcionando, procure sempre a ajuda de alguém que entende do assunto e que possa ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *