Como saber se os pontos do parto normal estão secando

Como saber se os pontos do parto normal estão secando

Se você acaba de dar à luz e deseja ser Como saber se os pontos do parto normal estão secando, você esta no artigo certo, você terá aqui toda a explicação necessária.

Os rasgões vaginais provocados pelo parto são muito comuns e não são motivo de preocupação, apesar do desconforto que lhes está associado.

Nove em cada 10 mulheres sofre algum tipo de dano durante o parto devido ao alargamento da vagina pelo bebé, mas na maior parte dos casos os rasgões são pequenos.

Em alguns casos, também pode ser necessário ajudar o bebé a sair recorrendo-se a um pequeno corte no períneo (episiotomia) que, ao alargar o canal de parto, facilita a expulsão do bebé.

E é muito normal ter dúvidas sobre a cicatrização dos pontos no períneo. Irei sanar todas as suas dúvida respetivas ao assunto. Continue lendo!

Como saber se os pontos do parto normal estão secando

Como saber se os pontos do parto normal estão secando
Como saber se os pontos do parto normal estão secando
Como saber se os pontos do parto normal estão secando

Após o parto, o médico ou parteira geralmente fecha a laceração perineal com pontos. Os pontos se dissolverão em 2 a 4 semanas, portanto não precisarão ser removidos.

Você pode notar pedaços dos pontos no absorvente ou no papel higiênico quando for ao banheiro. Isto é normal.

Você vai saber que os pontos do parto normal estão secando quando os pontos forem absorvidos pelo organismo ou cairem naturalmente.

Quanto tempo os pontos demoram para cicatrizar?

Costuma levar entre 2 e 4 semanas para que os pontos entre a vagina e a passagem posterior (períneo) cicatrizem, mas depende da pessoa, uns cicatrizam mais rápido, outros não.

Os pontos de episiotomia geralmente cicatrizam no primeiro mês após o nascimento do seu bebê, mas esteja preparado para possíveis hematomas e inchaços, ambos muito naturais.

Se você teve pontos devido a uma cesariana, geralmente curará em cerca de 6 semanas, mas, novamente, não é incomum em certos casos que isso leve até 12 semanas.

O que torna uma lágrima mais provável durante o trabalho de parto?

O corpo de cada mulher reage de forma diferente ao trabalho de parto, e é difícil determinar se é mais provável que você rasgue durante o parto. No entanto, os seguintes fatores podem torná-lo mais propenso a rasgar:

  • Se este é o primeiro bebê que você teve por via vaginal.
  • Se o estágio de empurrar do seu trabalho de parto continuar por mais tempo do que o esperado.
  • Se o seu bebê nascer na posição pélvica.
  • Se seu bebê nasceu com a ajuda de fórceps ou ventosa.
  • Se você já teve lacrimejamento antes.
  • Se o seu bebé pesar mais de 4kg.

Como será feita a costura?

Para lágrimas menores, você geralmente será costurado no quarto onde deu à luz. Sua parteira usará um anestésico local para anestesiar a área e costurará cuidadosamente o rasgo usando um ‘ponto corrido’.

A maioria das maternidades usará pontos solúvel, então não há necessidade de removê-los.

Para rasgos mais graves, você pode ser levado a uma sala de cirurgia, onde receberá uma anestesia local ou geral e um médico costurará o corte.

Se você planeja ter um parto em casa, converse com sua parteira sobre suas opções.

Cuidados com os pontos de episiotomia

A melhor maneira de cuidar de seus pontos é mantê-los limpos e secos. Tente lavar o períneo com água morna toda vez que for ao banheiro e seque suavemente a área com papel higiênico.

Você também deve procurar trocar seu absorvente regularmente para manter a área seca e confortável.

Como aliviar a dor causada por pontos após o parto

Pontos após rasgar durante o trabalho de parto ou uma episiotomia podem ser bastante doloridos no início, mas há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar a dor.

Temperaturas frias aliviarão a dor e ajudarão a reduzir o inchaço na área. tome banho frio, ou ponha gelo, mas não deixe por mais de meia hora.

Analgésicos ajudarão a aliviar o desconforto. Porem é bom conversar com um médico sobre os melhores analgésicos para você, pois alguns não são adequados para uso durante a amamentação.

Também pode ser doloroso quando você faz cocô, então tente colocar uma almofada limpa sobre o corte e pressione suavemente ao passar pelas fezes.

E se urinar for doloroso, tente tomar banho ou despeje água morna corrente sobre a área para aliviar a ardência.

Se você está achando doloroso sentar, você pode tentar usar almofada insuflável ​​especialmente concebidas que tornam o sentar-se um pouco mais confortável.

Como curar pontos mais rápido após o parto

1. Higiene íntima cuidada – tome um banho ou duche pelo menos uma vez por dia. Escolha detergentes íntimos neutros e sem perfume para evitar alergias e mais desconforto

2. Mude de pensos higiénicos frequentemente– para reduzir o risco de infeção. Lave as mãos antes e depois de os mudar. Abasteça-se com bastante roupa interior confortável e algumas embalagens de pensos higiénicos próprios antes do parto.

3. Não use tampões – cuja utilização aumenta o risco para o desenvolvimento de infeções vaginais .

4. Beba muitos líquidos– beba dois a três litros de água por dia, para facilitar o trânsito intestinal e evitar a prisão de ventre. Mais líquidos também diluem a concentração da urina o que diminui a sensação de ardor na zona dos pontos.

5. Faça uma alimentação saudável– inclua alimentos ricos em fibra na sua alimentação diária, nomeadamente:

  • Cereais integrais(pão integral ou então de mistura, massa integral, arroz integral);
  • Frutas(especialmente com casca se não existir contraindicação médica);
  • Vegetais e leguminosascomo feijão, grão, ervilha;
  • Frutos gordos(como noz, amêndoa e avelã) para ter mais energia e ajudar a regularizar o funcionamento do intestino e a combater a prisão de ventre.

6. Descanse– não levante nem arraste objetos pesados. Nas primeiras semanas pós-parto, evite fazer as tarefas domésticas e exercícios vigorosos.

7. Comece a fazer os exercícios de Kegel – que aumentam o fluxo de sangue na zona genital, ajudando no processo de cicatrização.

8. Na casa de banho– evite fazer muita força para defecar para não pressionar os pontos. Se não conseguir defecar nos primeiros dias, pode precisar de tomar um laxante.

Este deve ser prescrito pelo médico segundo a gravidade dos sintomas. A alimentação e a ingestão de água são algumas formas naturais de combater este desconforto.

Dicas de meste:

procure atendimento médico imediato se:

  • Você tem sinais de hemorragia (muito sangramento), como:
    • Sangramento vaginal intenso. Isso significa que você está encharcando um ou mais absorventes em uma hora. Ou você expeliu coágulos sanguíneos maiores que um ovo.
    • Sentir-se tonto ou atordoado, ou sentir que pode desmaiar.
    • Sentir-se tão cansado ou fraco que não consegue realizar suas atividades habituais.
    • Um batimento cardíaco rápido ou irregular.
    • Nova ou pior dor de barriga.
  • Você tem sintomas de infecção, como:
    • Aumento da dor, inchaço, calor ou vermelhidão.
    • Listras vermelhas saindo da ferida.
    • Pus drenando da ferida.
    • Uma febre.
    • Corrimento vaginal que cheira mal.
    • Nova ou pior dor de barriga.
  • Você tem sintomas de um coágulo sanguíneo na perna (chamado de trombose venosa profunda), como:
    • Dor na panturrilha, na parte de trás do joelho, coxa ou virilha.
    • Vermelhidão e inchaço na perna ou na virilha.
  • Você tem sinais de pré-eclâmpsia, como:
    • Inchaço repentino do rosto, mãos ou pés.
    • Novos problemas de visão (como escurecimento, desfoque ou pontos de visão).
    • Uma forte dor de cabeça.

Conclusão

Deu para perceber neste artigo que você vai saber que os pontos do parto normal estão secando quando os pontos forem absorvidos pelo organismo ou caírem naturalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *