Existem muitas dúvidas com relação ao uso de bicarbonato nos dentes, geralmente as pessoas querem saber se faz mal escovar os dentes com bicarbonato.

Não te preocupes, não és a primeira e nem a última pessoa com esse tipo de questionamento. O bicarbonato é usado sim para escovar.

Neste artigo vamos explicar como deves usar o bicarbonato para a escovação e os benefícios e as consequências do uso deste produto em seus dentes.

Faz mal escovar os dentes com bicarbonato

O uso de bicarbonato de sódio nos dentes não faz mal a saúde bucal, desde que seja usado de adequadamente e sem exageros no uso.

O bicarbonato de sódio é um branqueador de dentes eficaz quando usado para escovar os dentes, ou seja, ele deixa os dentes mais brancos.

Usar o bicarbonato para escovar os dentes não faz mal, porém deve ser usado em pequenas quantidades e não com muita frequência.

Pode usar o bicarbonato para escovar os seus dentes, mas deve adicionar uma pequena quantidade, misturada com sua pasta de dente comum.

Muitas pessoas usam grandes quantidades de bicarbonato, como se estivessem a usar pasta de dente, mas isso é prejudicial, pois o bicarbonato corrói os dentes.

Este ingrediente é comum em pastas dentífricas e outros produtos de limpeza bucal, e é usado geralmente devido as suas propriedades.

Como escovar os dentes com bicarbonato

Existem duas formas de usar o bicarbonato para escovar os dentes. Sendo que a primeira basta adicionar um pouco de bicarbonato a sua pasta de dente normal e escovar.

  1. Primeiro, misture partes iguais de bicarbonato de sódio e água em uma tigela pequena até criar uma pasta.
  2. Mergulhe a escova de dentes na mistura e escove em círculos suaves, certificando-se de cobrir bem cada dente com a pasta.
  3. Continue escovando por cerca de um minuto.
  4. Quando terminar, cuspa o bicarbonato de sódio e enxágue a boca até que seus dentes fiquem sem areia e brilhantes.

Cuidados ao escovar os dentes com bicarbonato

O bicarbonato de sódio geralmente precisa ser usado corretamente para proteger o esmalte dos dentes contra danos que podem ocorrer em seus dentes.

Já a segunda forma de escovar os dentes com bicarbonato de sódio consiste em criar uma pequena pasta, para usar como pasta dental.

  • Não pode ser usado com frequência nos dentes, pois pode causar danos graves a flora bucal e ao esmalte dos dentes.
  • Geralmente, deve ser usado apenas uma vez ou duas vezes por semana e durante dois minutos em cada sessão.
  • Ele não é para o uso diário e limpeza dos dentes, pois não possui flúor suficiente para matar as bactérias e proteger os dentes da cárie.

Benefícios de escovar os dentes com bicarbonato

Usar o bicarbonato de sódio para escovar os seus dentes, tem inúmeros benefícios se usar do corretamente e nas quantidades certas.

  • Ajuda a limpar os dentes, manter o hálito fresco, escovar os dentes com produtos de bicarbonato de sódio provou ser mais eficaz do que usar produtos sem bicarbonato de sódio.
  • É barato, e usado de forma adequada, clareia os dentes e lhe poupa de gastar mais dinheiro procurando branqueamento com um dentista.
  • Usar um pouco de creme dental com flúor com bicarbonato de sódio pode manter os dentes mais saudáveis.
  • O bicarbonato de sódio é eficaz para quebrar a formação de placa e reduzir a acidez na boca, o que é muito bom para eliminar açúcares e doces que ficam grudados nos dentes e que provocam a carie.

Conclusão

Faz mal escovar os dentes com bicarbonato
Faz mal escovar os dentes com bicarbonato

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio é uma maneira acessível de remover manchas e clarear os dentes. Não tenha medo de incluir ele na sua rotina de cuidados e higiene bucal.

Mas é preciso ter cautela, pois o bicarbonato não foi feito especificamente para escovar os dentes, ele apenas pode ajudar no processo de limpeza.

Chegamos ao fim do nosso artigo e esperamos que tenhas gostado de saber se faz mal escovar os dentes com bicarbonato e como deve ser usado.

Fonte: Ciancio SG. Dentifrícios com bicarbonato de sódio e saúde bucal . J Am Dent Assoc . 2017;148(11S):S1-S3. doi:10.1016/j.adaj.2017.09.009