Fazer força ajuda a dilatar

Fazer força ajuda a dilatar

Várias mulheres se deparam com situações durante a gravidez e durante o parto que lhes deixam muitas dúvidas, uma delas é se fazer força ajuda a dilatar.

No cinema varias vezes observamos que quando chega o momento do parto sempre gritam para que a gestante faça força. Dá a impressão de que esse método ajuda na dilatação e saída do bebê.

Mais será que realmente fazer força durante o trabalho do parto ajuda a dilatar? Venha saber disso e mais sobre este assunto.

Fazer força ajuda a dilatar

Fazer força ajuda a dilatar
Fazer força ajuda a dilatar

O ato de fazer força não ajuda na dilatação, ajuda a empurrar o bebê para passar pelo canal vaginal, geralmente a mulher sente isso como um refluxo, como se fosse uma necessidade como espirar ou algo do tipo.

Nestes casos é como se fosse uma força espontânea, em que a mãe sente necessidade de fazer força na hora certa, do jeito certo, na direção certa e com a intensidade certa.

Existem dois tipos de empurrão, que se distinguem, pois um pode ser orientado e outro é totalmente espontâneo.

Força espontânea

Ocorre quando a mulher de forma instintiva sente a necessidade de fazer força e empurrar o bebê para fora, quando o empurrão é espontâneo, não é preciso “saber fazer” porque não é um ato voluntário, é, como já dissemos, é um ato reflexo.

Geralmente tem sido a forma mais segura de estimular a saída do bebê, porque a mãe aplica a força necessárias para tirar o bebê com segurança.

Força dirigida

Como já diz o nome, essa é feita com acompanhamento de um profissional, ele orienta a mulher como deve fazer força, em que momento deve fazer.

Dicas de mestre:

Primeira dica: se você é mãe de primeira viagem, consulte o seu médico antes de entrar em trabalho de parto, para ter uma explicação mais profunda e detalhada sobre essa e outras questões relacionadas ao parto.

Segunda dica: nos últimos dias de gestação, procure praticar o empurrão, para ter a preparação que precisa no dia do parto; treinar os músculos abdominais e saber como fazê-los corretamente.

Terceira dica: não fique ansiosa e nem angustiada em como irá se sair nesta fase, é importante que desde já fique confiante que tudo vai correr bem.

Conclusão

O parto é o momento mais esperado de todas as mamães, algumas esperam ansiosas por conhecer os seus pequenos e outras porque simplesmente tem medo deste momento.

Tenha a certeza que com ajuda de profissionais de saúde tudo vai correr da melhor forma, e quando chegar o momento você saberá como agir em cada momento, pois terá toda orientação necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *