A Mamangava preta é uma abelha muito importante no meio ambiente. E que também tem um significado muito importante no mundo espiritual.

Este pequeno e solitário animal, despenha um papel muito importante no processo de colonização das plantas, ajudando na produção do mel.

Mas apesar de pequena, ela tem uma picada muito dolorosa, o que significa que não é uma boa ideia provoca-la ou invadir o seu espaço.

Mamangava preta significado espiritual

O significado da mamangava preta pode nos ensinar muitas coisas boas, para nos tornamos pessoas melhores.

Espiritualmente a mamangava preta representa a força, determinação, foco, solidão, pureza e solidariedade. Com isso, podemos determinar que a mamangava é um animal de espírito puro.

Apesar de ser um animal extremamente pequeno, este animal tem uma forca muito grande, que vai além do seu peso e tamanho.

Por isso no mundo espiritual a mamangava representa a forca e a determinação de superar suas limitações e ser mais forte.

A mamangava costuma ser solitária, o que lhe permite ter foco em seu trabalho, e quando vai se misturar com as outras, prefere se limitar ao máximo de 100 companheiras.

Por isso no mundo espiritual a mamangava representa foco em seus objectivos e deveres. E que a solidão não deve ser nossa inimiga, pois nos torna mais focados.

A mamangava preta não costuma atacar as pessoas sem motivo algum, apenas quanto atacada, com o objectivo de se defender. Fazendo com que seja um animal puro no mundo espiritual.

A pureza da mamangava preta nos diz que não devemos atacar ou prejudicar as outras pessoas sem motivo algum, a não ser para nos defendermos.

Outra coisa que a mamangava preta faz, é ajudar as flores a florirem mais, pois quando ela percebe que uma flor está demorando fazer o processo ou que ela esta murchando.

Este animal consegue perceber isso e ajudar a flor a acelerar o processo ou a impedir que ela murche e não faça a colonização. O que torna este animal solidário.

Esse é mais um dos seus inúmeros significados espirituais, que devemos aprender a seguir em nossas vidas. Sermos um exemplo, assim como a mamangava preta.

Conclusão

Acreditamos que pudesse perceber que este animal tem um poder espiritual muito forte e bastante positivo. Tendo um verdadeiro exemplo na natureza e no mundo espiritual.

Muitas espécies de plantas de flores precisam da Ajuda deste animal para conseguirem viver adequadamente, o que torna a mamangava importante em nossas vidas.